O programa, que tem caráter estruturante, foi criado no ano de 2019, e desde então, já estendeu suas operações aos 26 estados da federação e Distrito Federal. O Recupera, em 2020, destinou adequadamente à reciclagem mais de 17 mil toneladas de resíduos sólidos, que poderiam ter ido parar em lixões, rios e oceanos. O programa desenvolve ações que conectam a preocupação social e ambiental com a econômica, possibilitando que empresas cumpram suas metas de logística reversa de uma forma economicamente justa, socialmente inclusiva e ambientalmente sustentável.
Conectando a necessidade de recuperação de embalagens pós-consumo das empresas a um operador logístico local, prioritariamente cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. Essa parceria fortalece a base do sistema de logística reversa, o que torna o Programa Recupera um programa estruturante.
O Programa Recupera contribuiu para melhorar as condições de trabalho e produção de 1.193 catadores e catadoras associadas às 71 cooperativas e associações parceiras, em 2020. Dessa forma, além do cumprimento com as metas de recuperação das empresas, o Programa se preocupa com a busca de melhores condições de vida aos catadores de materiais recicláveis.
Diante das mudanças climáticas, se estabelece uma preocupação direta de empresas com as questões ambientais e formas de enfrentá-las. A implementação de um programa de logística reversa, como o Recupera, também tem uma preocupação ambiental em realizar ações que colaborem para mitigar a emissão de gases do efeito estufa. A reciclagem de materiais colabora diretamente para redução de emissões de CO₂. A recuperação de 17,7 mil toneladas de materiais, realizada pelas organizações de catadores integrantes do Programa Recupera, no ano de 2020, está associada com o potencial de redução de emissões de 7,5 mil toneladas de CO₂e.
Sendo um programa de logística reversa estruturante, o Recupera promove a reciclagem, colabora para inclusão social e produtiva dos catadores/as, contribui com a geração de renda e com a economia do país, além de ajudar na construção de um planeta mais sustentável e equilibrado.
Ao aderir ao Programa Recupera, que hoje é a única iniciativa de logística reversa presente em todos os estados brasileiros, as empresas optam por uma solução eficiente, que agrega valor à sua marca e ainda garante o cumprimento das exigências legais vigentes no país.
Seja parte desse elo e contribua com a implementação da logística reversa estruturante e a ampliação dos índices de reciclagem do Brasil com o Programa Recupera.