Recupera | Programa de Logística Reversa
Logística Reversa
Institucional

Programa Recupera: o primeiro programa de logística reversa estruturante a atuar em todo Brasil

Por meio de iniciativas de logística reversa de embalagens em geral, as operações do Recupera se estendem por todo o território nacional.

Inscreva-se aqui!
Baixar arquivo
Ver vídeo
Nome do publisher
Destaques
12/8/2021

Contribuir com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, realizar a logística reversa de embalagens em geral e assessorar organizações de catadores e catadoras,  são os objetivos do Programa Recupera.

O programa, que tem caráter estruturante, foi criado no ano de 2019, e desde então, já estendeu suas operações aos 26 estados da federação e Distrito Federal. O Recupera, em 2020, destinou adequadamente à reciclagem mais de 17 mil toneladas de resíduos sólidos, que poderiam ter ido parar em lixões, rios e oceanos. O programa desenvolve ações que conectam a preocupação social e ambiental com a econômica, possibilitando que empresas cumpram suas metas de logística reversa de uma forma economicamente justa, socialmente inclusiva e ambientalmente sustentável.

Mas como o Programa Recupera atua?

Conectando a necessidade de recuperação de embalagens pós-consumo das empresas a um operador logístico local, prioritariamente cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. Essa parceria fortalece a base do sistema de logística reversa, o que torna o Programa Recupera um programa estruturante.

A importância da participação das cooperativas e associações de catadores e catadoras

O Programa Recupera contribuiu para melhorar as condições de trabalho e produção de 1.193 catadores e catadoras associadas às 71 cooperativas e associações parceiras, em 2020. Dessa forma, além do cumprimento com as metas de recuperação das empresas, o Programa se preocupa com a busca de melhores condições de vida aos catadores de materiais recicláveis.

Mitigação da emissão de gases do efeito estufa

Diante das mudanças climáticas, se estabelece uma preocupação direta de empresas com as questões ambientais e formas de enfrentá-las. A implementação de um programa de logística reversa, como o Recupera, também tem uma preocupação ambiental em realizar ações que colaborem para mitigar a emissão de gases do efeito estufa. A reciclagem de materiais colabora diretamente para redução de emissões de CO₂. A recuperação de 17,7 mil toneladas de materiais, realizada pelas organizações de catadores integrantes do Programa Recupera, no ano de 2020, está associada com o potencial de redução de emissões de 7,5 mil toneladas de CO₂e.


Programa Recupera em números no ano de 2021:
   
Atuação pelo Brasil: 26 estados e Distrito Federal
Total de catadores e catadoras: 1.193, sendo 640 mulheres e 553 homens
Volume total recuperado: 17,7 mil toneladas
Potencial de redução de emissões de CO₂e: 7,5 mil toneladas


Sendo um programa de logística reversa estruturante, o Recupera promove a reciclagem, colabora para inclusão social e produtiva dos catadores/as, contribui com a geração de renda e com a economia do país, além de ajudar na construção de um planeta mais sustentável e equilibrado.
Ao aderir ao Programa Recupera, que hoje é a única iniciativa de logística reversa presente em todos os estados brasileiros, as empresas optam por uma solução eficiente,  que agrega valor à sua marca e ainda garante o cumprimento das exigências legais vigentes no país.


Seja parte desse elo e contribua com a implementação da logística reversa estruturante e a ampliação dos índices de reciclagem do Brasil com o Programa Recupera.

Especialistas
Fale com um especialista

Tem alguma dúvida ou quer entrar em contato? Nosso time de especialistas está pronto para atender você. Clique no botão abaixo e realize o cadastro. Um consultor entrará em contato.

Entre em contato