O conceito da economia circular tem se propagado pelo mundo e aqui no Brasil. Ela é o contrário da economia linear que rege o mercado hoje. A ideia de que precisamos pensar no destino do resíduo antes de criar o produto e suas embalagens, é um pensamento moderno, que mexe com o posicionamento e direciona esforços de muitas companhias globais.
Para se concretizar, a economia circular depende do esforço coordenado entre indústria e consumidores. De um lado, é necessário esforço da indústria e medidas inovadoras que garantam a inserção de insumos reutilizáveis ou recicláveis no seu processo produtivo. De outro lado, uma nova cultura e consciência que garantam a separação, reutilização e descarte adequados dos resíduos produzidos pelos consumidores é vital para que os materiais possam, definitivamente, serem reinseridos no processo produtivo das indústrias.
A reciclagem, portanto, é um dos instrumentos da economia circular e em países com o perfil do Brasil tem uma grande importância, pois ela move uma economia gigantesca e garante a sobrevivência de milhares de pessoas.
Aqui na Pragma somos movidos pelo desafio de transformar os resíduos coletados pelas cooperativas e associações de catadores em novos bens, agregando valor a toda a cadeia de produção e de reciclagem e servindo novamente à sociedade na forma de novos produtos.
Quer saber como pode transformar seus produtos em soluções inovadoras de economia circular? Fale com um dos nossos especialistas.