A presença da Pragma na conferência ISWA 2024 "Waste to Wealth", na África do Sul, entre os dias 16 e 18 de setembro, foi marcada pela participação em debates e pela troca de experiências com especialistas na gestão de resíduos de todo o mundo. O evento, reconhecido como o maior no setor, é uma plataforma de visibilidade global para projetos e iniciativas que estão fazendo a diferença em diversos países.
Durante a conferência, a Pragma teve a oportunidade de apresentar o Anuário da Reciclagem, projeto que já está em sua quinta edição e que conta com o maior banco de dados sobre o trabalho de catadoras e catadores na cadeia da reciclagem. A captação e organização de dados sobre gestão de resíduos teve, inclusive, um espaço significativo durante os três dias de conferência.
Dione Manetti, CEO da Pragma, destacou a importância da participação no encontro para o Brasil. Segundo ele, apesar dos desafios históricos, o país, representado por especialistas, empresas e órgãos do governo, mostrou que tem avançado na implementação de propostas expressivas para superar os obstáculos desta área.
Manetti acredita que o evento foi uma valiosa oportunidade para o país reafirmar um papel determinante na construção de um planeta sustentável. A transformação para um mundo mais harmonioso entre sociedade e meio ambiente passa pela construção de intercâmbios internacionais de cooperação, o que ocorre em conferências como a da ISWA, pois proporcionam um espaço para inspirar ação e comprometimento entre todos os atores deste setor.
Para a Pragma, a conexão entre diferentes perspectivas e conhecimentos promove iniciativas mais assertivas e inclusivas. Após mais uma vivência como essa, a Pragma segue focada na missão de criar impacto socioambiental positivo e transformar os desafios da reciclagem e da logística reversa em soluções inovadoras e consistentes.