Um termo que vem ganhando mais destaque nos últimos anos é o ESG. Utilizado em grande escala por várias empresas, é possível se deparar com ele em diversas situações. Mas o que ESG quer dizer? Para solucionar essa dúvida, será explicado nesse texto o que é esse termo, seu significado e de que forma ele pode ser implementado na sua empresa.
ESG é uma sigla que vem do inglês e significa Environmental, Social and Corporate Governance, ou seja, Governança Ambiental, Social e Corporativa. Com a crescente preocupação ambiental e de sustentabilidade, empresas e corporações passaram a adotar o ESG como pauta fundamental nas metas e práticas de suas instituições.
A sigla representa um conjunto de boas práticas que definem se uma empresa atua de forma consciente na sua governança e quanto aos seus impactos sociais e ambientais. O termo foi criado em 2004, no documento Who Cares Wins, publicado pela iniciativa do Pacto Global da ONU, em parceria com o Banco Mundial. Segundo a iniciativa, ESG pode ser definido como a própria sustentabilidade empresarial.
O ESG também avalia as operações das principais empresas, conforme três critérios: o do Meio Ambiente, o Social e o da Governança. Sob essa medida, é oferecido mais transparência aos investidores sobre as empresas nas quais eles estão investindo. Esse índice é pautado na mesma base de valores pregados pelos dez Princípios do Pacto Global para o desenvolvimento sustentável integral.
Explicando os três critérios:
Segundo o Pacto Global da ONU, o principal guia para que uma empresa siga as boas práticas e diretrizes ESG são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para saber como incorporar esses objetivos, as empresas precisam entender quais são seus impactos positivos e negativos na sociedade e no planeta, para minimizar os negativos e potencializar os positivos, bem como equacionar os prejuízos já provocados. Além disso, é fundamental prever se sua empresa está em conformidade com os dez princípios do Pacto Global, entre eles: direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
O compromisso ESG já é uma realidade que as empresas precisam adotar em seus modelos de negócios. Acionistas, investidores e consumidores estão cada vez mais atentos em investir ou consumir em instituições que adotem os critérios ESG e que promovam ações que causem impactos positivos no planeta.
A Pragma oferece consultoria em ESG para seus clientes. Criamos soluções sustentáveis para que empresas e corporações respondam às necessidades de mudanças nas práticas empresariais para enfrentarmos e respondermos aos desafios globais.