Pragma Soluções Sustentáveis
Sustentabilidade
Institucional

5 motivos para investir em sustentabilidade nas empresas

Entenda como adotar a sustentabilidade nas empresas gera resultados positivos para os negócios

Inscreva-se aqui!
Baixar arquivo
Ver vídeo
Nome do publisher
Destaques
23/8/2023

A preocupação com a sustentabilidade nas empresas tem se tornado cada vez mais presente no Brasil e no mundo. Por um lado, há um aumento no número de consumidores atentos e engajados em adquirir produtos e serviços de marcas que não causem danos ao planeta. Por outro, existe uma movimentação significativa do mercado financeiro em investir em companhias comprometidas com práticas ambientais, sociais e de governança – conjunto que foi nomeado pela sigla ESG.

Sustentabilidade nas empresas e a adoção do ESG

O Environmental, Social and Governance (ESG) ou, traduzindo, Ambiental, Social e Governança (ASG) nunca esteve tão vigente no dia a dia como agora. Além de responder às demandas crescentes da sociedade por práticas mais responsáveis, o ESG impulsiona as empresas a reformularem os seus princípios e objetivos em prol de um futuro mais resiliente e comprometido com a proteção do meio ambiente. Isso significa que o impacto positivo dessas ações atinge os negócios, a sociedade e o planeta.

O estudo “Iniciativas ESG Geram Valor?”, realizado pela Bain & Company, em parceria com a EcoVadis, com 100 mil companhias, mostrou que empresas que implementam iniciativas de ESG, como práticas para reduzir o carbono e melhorar a diversidade, equidade e inclusão, tiveram um maior desempenho financeiro. Ou seja, além de beneficiar o planeta e a sociedade, as organizações apresentaram um crescimento monetário e atraem investidores do mercado financeiro.

Ainda de acordo com o levantamento, empresas que usam energia renovável em maior escala têm margens Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization (EBITDA) ou, em português, Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, maiores. Companhias que realizam práticas ambientais, sociais e de governança em suas cadeias de suprimentos são mais lucrativas e possuem margens de três a quatro pontos percentuais acima das que não focam nas credenciais ESG.

5 motivos para apostar na sustentabilidade nas empresas

1 - Valorização da marca

As empresas que se preocupam com o meio ambiente estão no radar dos consumidores. Segundo a pesquisa mais recente da Union + Webster, 87% da população brasileira prefere adquirir produtos e serviços de empresas sustentáveis. Portanto, aspectos como não fazer testes em animais e ter selos de proteção ambiental são grandes motivadores de preferência ou admiração das pessoas por determinados fabricantes.

2 - Atração de talentos

Um estudo do Institute for Business Value (IBM), com mais de 14 mil consumidores, em nove países, incluindo o Brasil, indicou que 71% dos entrevistados consideram as empresas ambientalmente sustentáveis mais atraentes para trabalhar. Isso pode ser justificado a partir do aumento de entendimento social sobre a importância de investir em sustentabilidade para reduzir danos ao meio ambiente.

3 - Motivação dos colaboradores

A sustentabilidade promove o sentimento de orgulho nos integrantes de uma companhia, de acordo com o levantamento "A Call for Accountability and Action", feito pela Deloitte. Afinal, fazer mudanças na organização e na rotina da companhia demanda o empenho dos colaboradores para dar certo. As empresas sustentáveis pensam no bem-estar e no desenvolvimento de todos que compõem a equipe, por isso têm mais chances de serem bem-vistas por quem está dentro e fora da companhia.

Vale lembrar, ainda, que iniciativas como usar menos papel e priorizar os conteúdos digitais, apagar as luzes ao sair, usar copos reutilizáveis no lugar dos descartáveis e evitar desperdícios, em geral, são ações que incentivam todos os membros da empresa a fazerem sua parte em prol do meio ambiente e agirem como grupo. É mais do que apenas cumprir regras, é pensar no agora e no amanhã.

4 - Oportunidade de negócios

De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), houve um aumento de 74% no número de fundos de ações que se enquadram na temática sustentabilidade e de governança corporativa. Ou seja, empresas que prezam por práticas ligadas à sustentabilidade têm mais chances de fecharem negócios.

As estimativas para o futuro também são promissoras. Segundo o relatório ESG Radar 2023, os investimentos na pauta ESG devem alcançar a marca de US$53 trilhões, em torno de R$273 milhões, nos próximos dois anos. A pesquisa ainda afirma que 90% dos 2.500 executivos de grandes empresas concordam que investir em ESG é positivo.

5 - Contribui para a preservação do planeta

O principal benefício: proporcionar conscientização para reduzir a poluição, a degradação de ecossistemas e colaborar para o enfrentamento às mudanças climáticas.

A Pragma, por exemplo, oferece o Programa Recupera, responsável pela recuperação de mais de 250 mil toneladas de resíduos destinados à reciclagem, desde 2019. Com esta quantidade de recuperação de embalagens pela iniciativa, estima-se que 131,3 mil toneladas de emissões de CO₂ foram mitigadas, além de ter ocasionado a economia de cerca de 2,3 bilhões de litros de água, 36,9 mil toneladas de petróleo, 740,9 milhões de kWh de energia, entre vários outros ganhos. O programa oportuniza às empresas uma prática sustentável para, por meio da logística reversa, colaborar com a construção de um planeta sustentável.

Agora que você já sabe quais são os benefícios de investir em sustentabilidade nas empresas, que tal aderir a essas práticas na sua companhia?

Saiba mais sobre o Programa Recupera

Especialistas
Fale com um especialista

Tem alguma dúvida ou quer entrar em contato? Nosso time de especialistas está pronto para atender você. Clique no botão abaixo e realize o cadastro. Um consultor entrará em contato.

Entre em contato